Muito tem se falado sobre o valor das grandes marcas e como elas são bem-sucedidas no mercado mundial.
Mas, você sabe a importância da gestão da marca de seu negócio?
Pois bem, muitas dessas marcas não surgiram ontem!
Assim, elas passaram por um longo período de maturidade e o que você acha que fez elas serem muito valorizadas no mercado?
Além dos bons produtos e serviços que elas representam, a gestão da própria marca é que ajuda nesse caminho de sucesso.
VOCÊ SABE O QUE É UMA MARCA?
Primeiramente, vamos esclarecer algo:
Marca, não é somente aquela imagem presente na embalagem do produto, no site da empresa ou em uma propaganda na TV.
Assim sendo, marca pode ser:
- Um nome;
- Um termo;
- Um símbolo;
- Um design ou uma combinação desses elementos para identificar os produtos ou serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e diferenciá-los dos seus concorrentes.
Portanto, marca é muito mais do que imaginamos, não é?
COMO O CLIENTE ENXERGA SUA MARCA?
Para o cliente, há ainda uma boa definição mental do que é marca:
A marca é uma promessa da empresa em oferecer um conjunto de características, benefícios e serviços aos seus clientes.
Ou seja, a marca promete entregar valor aos seus clientes através de um conjunto de características que seus produtos ou serviços tem.
Para saber mais sobre como criar produtos e serviços que gerem valor aos seus clientes, leia esse nosso artigo:
AS MARCAS OFERECEM DIVERSOS BENEFÍCIOS AOS CLIENTES
Juntamente com o conjunto de características que uma marca traz em seus produtos e serviços, listamos aqui alguns outros benefícios muito importantes de uma marca de sucesso:
- As marcas valorizam os produtos e serviços;
- As marcas garantem status aos consumidores que as usam;
- As marcas vencem os concorrentes somente por elas existirem;
- As marcas trazem sensações emocionais aos clientes (otimismo, desejo, equilíbrio etc). Veja mais nessa imagem:
Fonte: https://thelogocompany.net/
E assim, ao somar todos esses benefícios que uma marca agrega, os consumidores se tornam fiéis a elas, e empresa assim alcança a tão sonhada lealdade de seus clientes.
MAS, COMO INICIAR A GESTÃO DA MARCA DE SEU NEGÓCIO?
Em primeiro lugar, no mercado internacional, Gestão de marca se chama Branding.
Mas, o que esse termo significa?
Segundo o site https://pt.wikipedia.org/wiki/Branding, Branding se refere à:
Gestão da marca incluindo todos os elementos daquela minha definição inicial (nome, termo, símbolo, design etc), somados aos elementos visuais como: a logomarca, cores, textos e slogan (frase que define a proposta de valor de uma empresa).
Portanto, Branding ou Gestão da marca também diz respeito ao conjunto de estratégias para construir, fazer crescer, manter e consolidar uma marca no mercado.
Mas, se lembra que eu mencionei que uma marca de sucesso não foi criada ontem?
Pois bem, vamos ver alguns passos para se construir uma marca de sucesso.
A CONSTRUÇÃO DE UMA MARCA DE SUCESSO
Pois bem, a gestão de uma marca leva tempo e para isso é importante se ter um conjunto de ações para se alcançar o topo no ranking das marcas.
Segundo Wally Olins(https://pt.wikipedia.org/wiki/Wally_Olins), especialista em Branding e autor do livro “A Marca”, para se gerir uma marca, precisamos passar por onze diretrizes.
Mas, aqui, vou resumir para você em 4 pontos ou como o autor diz 4 “Vetores”, aqueles que são os mais práticos para esse momento:
De antemão, fica a dica de que o modo mais objetivo de iniciar a gestão da marca do seu negócio é olhando para ela através desses pontos:
- Produto/serviço: entenda aquilo que sua empresa faz ou vende e veja se possui valor para seus clientes;
- Ambiente: conheça as características de seu mercado e quem são seus concorrentes;
- Comunicação: defina um modo de como sua empresa se comunicará com seus clientes e como eles são afetados por essas estratégias através dos diversos meios hoje existentes (físicos e digitais);
- Comportamento: perceba a maneira como sua equipe ou você mesmo trabalha para que sua marca interaja com outros indivíduos ou com outras marcas. Saiba uma pouco aqui: https://fsbfinance.com.br/2021/11/12/a-importancia-do-lider-no-desenvolvimento-de-equipes-de-alta-performance/
Assim sendo, construir uma marca forte é o resultado de um relacionamento proveitoso com seus clientes e exige muita criatividade.
Para isso, sugiro que leia nosso e-book sobre como se tornar um profissional mais criativo e como isso irá te ajudar na gestão da marca de seu negócio:
Indico também um vídeo que gravei que resume bem esses 4 passos da criatividade.
#DICA! Assista até o final que tem um bônus especial para você!
MINHA PROPOSTA A VOCÊ
Além disso, deixo aqui uma proposta irrecusável para você:
Quer começar hoje mesmo a gerir uma marca de sucesso?
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Comece hoje mesmo uma história de sucesso!
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Por último, concluímos que:
As melhores marcas são aquelas que apresentam uma garantia de qualidade aos clientes!
Lembre-se: Conhecimento nunca é demais!
Sucesso!
E até breve!