valor

CRIANDO PRODUTOS E SERVIÇOS COM VALOR AO CLIENTE

Muito se fala sobre criar produtos e serviços com valor ao nosso cliente…

Mas, sabemos primeiramente o que é valor?

Portanto, valor não é o que está escrito na etiqueta do produto ou na tabela dos serviços.

Valor, contudo, é aquilo que criamos para nosso cliente e que faz ele sair de casa, ou acessar nosso site ou rede social para comprar nosso produto ou consumir o serviço.

Lembra da relação custo x benefício?

Assim, valor é a diferença entre o que o cliente recebe (benefícios) e o que ele dá em troca (custos).

Quando essa relação é positiva, estamos gerando valor ao nosso cliente.

Contudo, ele fica satisfeito, recomenda e compra novamente quando precisar…

MAS, COMO CRIAR PRODUTOS E SERVIÇOS COM VALOR AO CLIENTE?

Bom, o primeiro passo é saber do cliente o que ele valoriza na hora de usar seu produto ou serviço.

Ou seja, o que você oferece de importante para ele que faz ele se sentir satisfeito?

Também, procure em seus concorrentes, o que você faz que os outros não fazem…

Quer dizer, quais são seus diferenciais!

A partir daí, você pode conseguir ter um produto ou serviço com as principais características que seu cliente valoriza.

Mas, nem sempre o cliente vai te dizer o que ele quer, o que ele deseja ou valoriza, e para isso use a Criatividade.

E aqui, te dou uma bela dica através desse e-book que escrevi sobre como se tornar um profissional ou pessoa mais criativa! Excelente, não é?

CRIAR PRODUTOS E SERVIÇOS COM VALOR AO CLIENTE

CRIANDO UMA PROPOSTA DE VALOR AO CLIENTE

A base para a criação de uma Proposta de Valor ao cliente é entender suas motivações, suas dores e os benefícios que ele deseja quando compra algo.

Há para isso, uma ferramenta muito importante na gestão empresarial moderna que é o Canvas da Proposta Valor.

Nela, você conseguirá, através de etapas, definir o perfil do seu cliente principal e depois disso desenvolver produtos e serviços que ele valorize. Você sabia que isso existe? Sim!

Pois bem, vamos então às principais etapas da Proposta de Valor.

COMO MAPEAR O PERFIL DO CLIENTE

  1. Defina as atividades que os clientes estão fazendo no dia-a-dia do trabalho ou em suas vidas. Isso é importante para você saber se ele se preocupa com a economia de tempo, dinheiro ou esforço.
  2. Lista as principais Dores do Cliente. Que são as dificuldades em realizar as suas tarefas e o que o incomoda realmente no dia-a-dia.
  3. Identifique os Ganhos do Cliente. Ou seja, quais os desejos ou como poderiam ser surpreendidos pelo seu produto ou serviço.

Listadas essas primeiras 3 etapas do perfil do cliente, já temos agora uma boa noção do que o cliente faz, o que o incomoda e o que ele espera ganhar em uma relação com seu produto ou serviço.

Agora vamos para a fase da Criação de Valor:

CRIANDO O MAPA DE VALOR

Primeiro, liste todos os produtos e serviços que compõem a sua solução e que podem ser importantes para esse cliente que você traçou o perfil.

Depois, descreva como seus produtos e serviços criam valor ao aliviar as dores dos clientes.

Quer dizer, como eles podem eliminar ou reduzir as emoções negativas, os custos e situações indesejáveis no dia-a-dia do cliente?

Por fim, descreva como os seus produtos e serviços criam ganhos para os clientes.

Como eles geram os benefícios que o cliente espera, deseja ou quer ser surpreendido! Aqui está o encantamento do seu cliente pelo produto ou serviço que você oferece!

OS DESAFIOS AINDA EXISTEM, MAS PODEM JÁ ESTAR MENORES

Utilizar a ferramenta da Proposta de Valor não é garantia de sucesso no lançamento de um produto ou serviço.

Mas, quando você consegue mapear as principais necessidades do seu cliente, além do que ele se importa e o que ele valoriza, seu produto ou serviço fica muito mais perto de criar valor!

E assim, você já tem a consciência de qual será o seu modelo de negócios ou se o atual modelo está de acordo com o cliente.

Portanto, lembre-se: a proposta de valor tem relação direta com o que o cliente espera e oferecer ao cliente algo além do esperado e surpreender a vontade dele é o início do caminho de sucesso que sua empresa pode percorrer…

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Clique aqui e assista ao nosso vídeo sobre 03 Motivos para empreender e ser mais inovador:

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