METAVERSO – 6 LIÇÕES PARA AS VENDAS NO VAREJO

Metaverso! Parece ficção científica ou algum filme como Matrix ou Homem Aranha?

Sim! Mas hoje, o tema Metaverso tem se tornado uma realidade e um potencial impulsionador de negócios principalmente no varejo. 

Mas antes de definirmos o tema, voltemos alguns anos ou até meses na história do varejo moderno.

O consumidor, mesmo antes dos tempos pandêmicos, já vinha demonstrando demandas para que as empresas tivessem adaptabilidade, flexibilidade e empatia com seus clientes em sua relação comercial.

Boa parte das pessoas no mundo não voltará à rotina de trabalho 100% presencial.

Esse novo comportamento requer novos hábitos no ambiente das cidades, afetando diretamente o varejo.

Nos centros urbanos, o comércio local ou de bairro, ganha muita força com a redução da frequência e da distância dos deslocamentos. 

Nesse sentido, não por acaso, grandes varejistas investem cada vez mais em operações menores, descentralizadas, e também nas chamadas “dark stores” ou “lojas às escuras”.

Dark Stores são lojas onde o cliente simplesmente retira mercadorias compradas online, sem muitas vezes não ter contato com nenhum vendedor ou atendente. 

Diante desse cenário já estabelecido que não é tendência e sim realidade, viu-se formar uma nova relação de consumo entre empresas e pessoas, a partir de bases na qual a tecnologia tem papel estratégico. 

E você com isso?

Por isso, você deve estar pensando…

Será que como cliente, posso comprar uma roupa para o meu avatar – seu personagem no seu jogo de videogame preferido e que tem às vezes a mesma fisionomia que você – e também receber a mesma roupa em minha casa? 

Será que posso vestir o meu avatar com as mesmas roupas e marcas que me visto na vida real? 

Como posso agregar o ambiente virtual – games e plataformas – à minha loja ou ao meu site ou às minhas redes sociais de relacionamento com o cliente? 

Não sabemos ainda todas essas respostas, mas temos um caminho a lhe indicar.

Agora, além das compras nos espaços físicas e virtuais, chega um novo pilar ao varejo, as compras via Metaverso ou como já se intitula o “Meta-Commerce”.

Mas o que é esse tal de Metaverso? 

Metaverso é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais.

É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de “realidade virtual” + “realidade aumentada” + “Internet” que representa bem mais do que uma ideia mirabolante.

Por isso, é um negócio que promete faturar US$ 800 bilhões em 2024 (dados da Bloomberg).

Até o segmento de moda e nesse caso de moda Luxo, que tradicionalmente é mais lento na adoção de novas tecnologias, adotou o Metaverso para suprir a crise nas vendas principalmente no ano de 2020 ao qual viram seu lucro cair em 93% em relação ao ano anterior. 

A Gucci, recriou seu museu em Florença na Itália, o renomado Gucci Garden, no mundo virtual do Roblox, um dos jogos de mundo aberto online mais jogados do mundo.

A Dolce & Gabbana foi mais uma das grandes marcas que também entraram nesse mercado e criaram uma coleção de nove peças que foi vendida por USD 5,7 milhões.

O que dizem os especialistas sobre o METAVERSO?

A FSB Finance compilou a visão de diversos especialistas que estiveram recentemente no maior evento de varejo do mundo a NRF2022 – Retail Big Show https://nrfbigshow.nrf.com/ em Nova Iorque – EUA

Selecionamos aqui as 6 Lições que o Metaverso pode dar para as vendas do varejo – tema mais debatido durante o evento:

Lições

  1. Proporcione ao seu cliente a melhor experiência de compra possível, valendo-se das possibilidades da tecnologia e assim do Metaverso. Ofereça a eles experiências memoráveis com sua marca! Segundo o futurista digital Brian Sollis, “é preciso surpreender para não ser esquecido”.
  2. Construa um ambiente favorável em sua empresa para que isso aconteça. Tenha equipes diversas que entendam essa nova realidade e que se familiarizem com a linguagem do consumidor. Prepare sua empresa para o momento e tenha em seu time pessoas capacitadas para atingir novos objetivos. 
  3. Faça da redução do impacto ambiental uma estratégia de negócio. A tecnologia lhe apoia muito nisso, pois muitas das vezes a relação com o cliente será de forma digital ou virtual, sem gastos com insumos, matérias primas etc. 
  4. Exerça uma liderança mais transparente e flexível. Por meio da tecnologia, demonstre à sua equipe os valores de sua empresa, reforce esses valores e dê autonomia para que sua equipe seja criativa, moderna e inovadora.
  5. Invista em automação de processos logísticos e operações próprias de entrega. A partir da tecnologia e da distribuição de serviços on line, facilite a chegada de seus produtos e serviços ao cliente. Torne sua empresa mais acessível e disponível! 
  6. Por fim, mas não menos importante, utilize-se dos recursos da Inteligência Artificial e da Realidade Aumentada para ampliar as experiências de seus clientes e para criar novas fontes de renda para sua empresa. Um grande exemplo atual é o da nova economia dos produtos digitais (Essa economia da qual a FSB Finance faz parte!). 

Segundo Caio Camargo, diretor comercial da Linx (parte do Grupo Stone), que também participou da NRF neste ano, “todo o mundo vai ter um avatar, assim como hoje todo mundo tem um e-mail. Isso é fato”. 

Portanto esteja preparado para essa relação com seu cliente! 

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