Metaverso! Parece ficção científica ou algum filme como Matrix ou Homem Aranha?
Sim! Mas hoje, o tema Metaverso tem se tornado uma realidade e um potencial impulsionador de negócios principalmente no varejo.
Mas antes de definirmos o tema, voltemos alguns anos ou até meses na história do varejo moderno.
O consumidor, mesmo antes dos tempos pandêmicos, já vinha demonstrando demandas para que as empresas tivessem adaptabilidade, flexibilidade e empatia com seus clientes em sua relação comercial.
Boa parte das pessoas no mundo não voltará à rotina de trabalho 100% presencial.
Esse novo comportamento requer novos hábitos no ambiente das cidades, afetando diretamente o varejo.
Nos centros urbanos, o comércio local ou de bairro, ganha muita força com a redução da frequência e da distância dos deslocamentos.
Nesse sentido, não por acaso, grandes varejistas investem cada vez mais em operações menores, descentralizadas, e também nas chamadas “dark stores” ou “lojas às escuras”.
Dark Stores são lojas onde o cliente simplesmente retira mercadorias compradas online, sem muitas vezes não ter contato com nenhum vendedor ou atendente.
Diante desse cenário já estabelecido que não é tendência e sim realidade, viu-se formar uma nova relação de consumo entre empresas e pessoas, a partir de bases na qual a tecnologia tem papel estratégico.
E você com isso?
Por isso, você deve estar pensando…
Será que como cliente, posso comprar uma roupa para o meu avatar – seu personagem no seu jogo de videogame preferido e que tem às vezes a mesma fisionomia que você – e também receber a mesma roupa em minha casa?
Será que posso vestir o meu avatar com as mesmas roupas e marcas que me visto na vida real?
Como posso agregar o ambiente virtual – games e plataformas – à minha loja ou ao meu site ou às minhas redes sociais de relacionamento com o cliente?
Não sabemos ainda todas essas respostas, mas temos um caminho a lhe indicar.
Agora, além das compras nos espaços físicas e virtuais, chega um novo pilar ao varejo, as compras via Metaverso ou como já se intitula o “Meta-Commerce”.
Mas o que é esse tal de Metaverso?
Metaverso é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais.
É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de “realidade virtual” + “realidade aumentada” + “Internet” que representa bem mais do que uma ideia mirabolante.
Por isso, é um negócio que promete faturar US$ 800 bilhões em 2024 (dados da Bloomberg).
Até o segmento de moda e nesse caso de moda Luxo, que tradicionalmente é mais lento na adoção de novas tecnologias, adotou o Metaverso para suprir a crise nas vendas principalmente no ano de 2020 ao qual viram seu lucro cair em 93% em relação ao ano anterior.
A Gucci, recriou seu museu em Florença na Itália, o renomado Gucci Garden, no mundo virtual do Roblox, um dos jogos de mundo aberto online mais jogados do mundo.
A Dolce & Gabbana foi mais uma das grandes marcas que também entraram nesse mercado e criaram uma coleção de nove peças que foi vendida por USD 5,7 milhões.
O que dizem os especialistas sobre o METAVERSO?
A FSB Finance compilou a visão de diversos especialistas que estiveram recentemente no maior evento de varejo do mundo a NRF2022 – Retail Big Show https://nrfbigshow.nrf.com/ em Nova Iorque – EUA
Selecionamos aqui as 6 Lições que o Metaverso pode dar para as vendas do varejo – tema mais debatido durante o evento:
Lições
- Proporcione ao seu cliente a melhor experiência de compra possível, valendo-se das possibilidades da tecnologia e assim do Metaverso. Ofereça a eles experiências memoráveis com sua marca! Segundo o futurista digital Brian Sollis, “é preciso surpreender para não ser esquecido”.
- Construa um ambiente favorável em sua empresa para que isso aconteça. Tenha equipes diversas que entendam essa nova realidade e que se familiarizem com a linguagem do consumidor. Prepare sua empresa para o momento e tenha em seu time pessoas capacitadas para atingir novos objetivos.
- Faça da redução do impacto ambiental uma estratégia de negócio. A tecnologia lhe apoia muito nisso, pois muitas das vezes a relação com o cliente será de forma digital ou virtual, sem gastos com insumos, matérias primas etc.
- Exerça uma liderança mais transparente e flexível. Por meio da tecnologia, demonstre à sua equipe os valores de sua empresa, reforce esses valores e dê autonomia para que sua equipe seja criativa, moderna e inovadora.
- Invista em automação de processos logísticos e operações próprias de entrega. A partir da tecnologia e da distribuição de serviços on line, facilite a chegada de seus produtos e serviços ao cliente. Torne sua empresa mais acessível e disponível!
- Por fim, mas não menos importante, utilize-se dos recursos da Inteligência Artificial e da Realidade Aumentada para ampliar as experiências de seus clientes e para criar novas fontes de renda para sua empresa. Um grande exemplo atual é o da nova economia dos produtos digitais (Essa economia da qual a FSB Finance faz parte!).
Segundo Caio Camargo, diretor comercial da Linx (parte do Grupo Stone), que também participou da NRF neste ano, “todo o mundo vai ter um avatar, assim como hoje todo mundo tem um e-mail. Isso é fato”.
Portanto esteja preparado para essa relação com seu cliente!
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