Vocês devem estar se perguntando: Como contar histórias ajuda o empreendedor a se destacar?
Sabemos que, contar histórias prende a atenção de quem ouve 20x mais.
Mas será que para o Empreendedor, essa técnica funciona?
O empreendedor que quer contar a história de seu negócio, de seu produto ou de serviço terá destaque na mente do consumidor?
Para isso há uma técnica muito utilizada hoje em dia e com resultados muito bons: A STORYTELLING.
O QUE É O STORYTELLING
Segundo o Sebrae 2016, STORYTELLING é um conjunto de técnicas para falar com seu público usando histórias.
E sabem que todos nós, amamos histórias não é mesmo?
Só de ouvir o termo “Era uma vez” já nos chama a atenção imediatamente!
Tanto crianças, quanto jovens, quanto adultos, ao ouvirem essa expressão, tem uma reação imediata: Prestar atenção.
E esse é o grande desafio dos empreendedores atualmente: Chamar a atenção de seu público.
Ou seja, fazer os clientes pararem para assistir a um vídeo no canal do Youtube, curtir uma publicação nas redes sociais, ouvirem um anúncio de rádio ou TV…
COMO CONTAR NOSSAS HISTÓRIAS?
Hoje, podemos contar histórias pelo Whatsapp, pelo youtube, pelo Instagram, Facebook, Tiktok, Twitter, Podcasts e por tantos outros meios que fica mais fácil alcançar nossos clientes.
Mas, como contar histórias ajuda o empreendedor a se destacar?
Pois bem, quando se conta uma história para alguém e esse alguém se identifica com aquele personagem, enredo, roteiro etc, ele se lembrará daquele momento.
E é isso que acontece quando contamos histórias que “tocam” o nosso cliente:
Ele vai se lembrar de nossa empresa, marca, produto ou serviço e quando precisar adquirir algo que a gente venda, vai nos procurar.
Pode até nos recomendar para os outros…
Mas, antes de te explicar como fazer, quero te mostrar mais algumas razões para o Empreendedor utilizar a técnica do STORYTELLING:
ALGUMAS DAS RAZÕES PARA O EMPREENDEDOR CONTAR HISTÓRIAS
- Cria Conexão: Ou seja, ajuda você a se diferenciar e estabelecer vínculos emocionais com o cliente;
- Cria Fixação: Histórias são muito mais lembradas do que números ou dados;
- Geram Expectativas: Mobilizam os clientes pois geram uma ação e um desejo dentro de cada pessoa;
- Estimulam o Compartilhamento: As pessoas tendem a passar história interessantes a diante.
GOSTEI DESSA IDEIA, MAS COMO COMEÇO A CONTAR A HISTÓRIA DO MEU NEGÓCIO?
O primeiro passo é definir o objetivo: Você quer fazer sobre o passado da sua empresa ou sobre o presente dela?
E como cada história tem personagens, defina bem quem são os seus…
Podem ser os próprios empreendedores como também as clientes que vocês solucionarão as Dores…
Depois siga esse breve roteiro e veja se ele se encaixa à história do seu negócio:
- Defina seu Público, ou seja, para quem você vai contar a história.
- Defina sua Proposta de Valor, ou seja, quais diferenciais você quer apresentar.
- Defina a Essência da sua história, ou seja, encontre sua verdadeira história.
- Defina uma Estrutura, ou seja, um Roteiro com início, meio e fim.
Agora é só contar ….
E assim, Era Uma Vez um empreendedor que queria se destacar entre seus concorrentes e chamar a atenção do cliente.
O que ele fez?
Ora, contou uma história que tocou nas emoções, expectativas e nos desejos dos seus consumidores e assim viveram felizes para sempre!
Ou melhor, nem sempre, pois é preciso ser criativo e inovador para sempre manter seu cliente encantado e fixado em suas histórias.
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Assista também nossas dicas sobre como se Comunicar melhor no link:
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