SEGMENTAÇÃO DE MERCADO COMO VANTAGEM COMPETITIVA PARA AS EMPRESAS

O Mundo dos negócios está em constante mudança… os consumidores estão em constante mudança..

Assim, as empresas, seus produtos e seus serviços também precisam estar, não é mesmo?

E a segmentação de mercado pode ser o caminho para atingir mais facilmente o seu cliente!

Portanto, fica ainda mais difícil atender a um consumidor que frequentemente muda de comportamento, hábitos, desejos e necessidades.

Mas nem tudo está perdido: A segmentação de mercado que é uma estratégia de marketing que permite às empresas “fatiar” ou dividir os grupos de consumidores por semelhanças, está aqui para te ajudar nesse desafio.

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

O INÍCIO DA SEGMENTAÇÃO DE UM MERCADO

Como hoje, existem milhões de consumidores para um mesmo produto, as empresas precisam identificar as características semelhantes.

Feito isso, elas devem desenvolver ações e ofertas que tenham cada vez mais relação com o que eles querem ou precisam.

Como já afirmava T, Harv Eker, em seu livro da Mente Milionária: “Pensamentos conduzem a sentimentos; Sentimentos conduzem a ações; Ações conduzem a resultados…”

Contudo, cada vez mais evidência que as empresas precisam agir, fazer algo para motivarem os consumidores a adquirirem seus produtos e serviços.

São essas ações ou estratégias que irão conduzir a empresa a resultados positivos e ficarão gravadas na mente dos consumidores, como aquelas que eles querem adquirir algo.

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OS CRITÉRIOS PARA A SEGMENTAÇÃO DE MERADO

Mas, para se ter uma estratégia de segmentação bem-sucedida, é preciso seguir 4 critérios básicos:

  • Escolher o mercado que se quer segmentar – Ou seja, definir incialmente onde a empresa irá atuar;
  • Listar as principais necessidades ou hábitos que os clientes potenciais podem ter – Ou seja, quais são os produtos ou serviços mais consumidos e desejados por eles;
  • Formar possíveis segmentos com base nestes benefícios – Ou seja, separar os clientes por grupos de características semelhantes com base em suas escolhas;
  • E por fim, caracterizar cada um dos grupos escolhidos e nomeá-los – Ou seja identificar quem são e dar um nome para esse grupo: Ex: Consumidor de comidas congeladas do bairro X, na cidade de Y.

Porém, não só definir os grupos, trará sucesso para a empresa!

AS ESTRATÉGIAS PARA SEGMENTAÇÃO

É preciso que após essa definição criteriosa, a empresa desenvolva uma série de estratégias para melhor alcançar esse grupo:

  1. Produtos ou serviços personalizados para as características do grupo;
  2. Preços adequados ao poder de compra dos consumidores desse segmento;
  3. Ações de distribuição que fazem o produto ou serviço chegue aos consumidores – considere também as oportunidades do mercado digital;
  4. Estratégias de comunicação e divulgação que falem a “língua” desse grupo.

Sendo assim, existem várias as formas de segmentar um mercado: Por classe social, região geográfica, idade, gênero, renda, profissão, hábitos, valores sociais, estilo de vida entre outras.

Hoje em dia, com o avanço do Marketing Digital, o aumento das plataformas de interação entre cliente e empresas, você consegue mais facilmente mapear seus públicos e segmentos.

Assim, definir com mais competência sua estratégia de segmentação de mercado.

Porém será apenas com testes e experiências com seus produtos e serviços já sendo oferecidos e consumidos pelos seus clientes é que você poderá reunir características que permitem à empresa obter uma supremacia (vantagem) frente aos seus concorrentes.

Ou seja, obter o tão sonhado destaque na mente do consumidor perante os demais.

Mas, lembre-se: é muito importante entender que o Mundo neste novo milênio está condicionado pela continuidade nas mudanças e essa continuidade nas mudanças tornou-se habitual e não mais uma simples situação de crise.

Portanto, não pare!

Saia da Zona de Conforto!

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