COMO FAZER A TECNOLOGIA SER PARCEIRA DO EMPREENDEDOR?

Segundo José Dornelas “Empreender é o ato de realizar sonhos, transformar ideias em oportunidades e agir para concretizar objetivos, gerando valor para a sociedade”.

Além do mais, para muitos autores do tempo atual, a tecnologia e empreendedorismo são praticamente inseparáveis. E o poder desta relação é tamanho que quase não conseguimos pensar um sem o outro.

No entanto, a forma como entendemos a tecnologia pode afetar e muito a maneira como fazemos uso dela e a nossa proximidade do sucesso ou fracasso.

TECNOLOGIA COMO ALIADA DO EMPREENDEDOR

Podemos definir como empreendedor tecnológico o indivíduo que oferece tecnologia e inovação aos consumidores através de produtos e serviços que proporcionem agilidade, produtividade, comodidade e conveniência, seja para o uso pessoal ou para o ambiente empresarial.

Muitos produtos que hoje parecem obsoletos já foram exemplos disso.

Vejam os exemplos da calculadora de bolso (ainda usada, porém hoje disponível em qualquer telefone celular) e da máquina de escrever.

O empreendedor tecnológico incentiva o avanço da ciência, que por sua vez incentiva sua atividade empreendedora.

Um bom exemplo é o empreendedorismo na educação, que se constitui como um dos grandes pilares para o aprendizado ser mais consistente.

Isso acontece porque ele colabora para a aquisição de novas habilidades e de conhecimentos vitais para a formação pessoal e profissional dos interessados e assim gera mais competências naqueles que usufruem desse modelo.

O objetivo da educação empreendedora é desenvolver pessoas para o empoderamento, com atitudes e mentalidade empreendedora, para que se possam encontrar soluções para os mais diversos problemas sociais. 

Desta feita, a Educação Empreendedora é uma ferramenta para os educadores despertarem e motivarem os alunos para a construção de ideais inovadoras, auxiliando a formação de cidadãos críticos, autônomos, transformadores e empreendedores.

Você acha que as escolas do século XXI (públicas e particulares de qualquer cidade do Brasil) estão alinhadas ao avanço tecnológico e proporcionam os esses recursos em prol do processo de ensino e de aprendizagem? Isso será assunto de um novo artigo da FSB Finance em breve.

DESENVOLVIMENTO DOS NEGÓCIOS

A tecnologia auxilia no desenvolvimento de negócios inovadores ao aproximar a empresa ao cliente.

Além de ajudar as empresas a garantirem certa notoriedade em seus mercados de atuação, ela pode ajudar a aproximar os empreendimentos dos seus clientes com ganhos de competitividade significativos.

Ferramentas de marketing digital facilitam a comunicação com os consumidores e potenciais consumidores no futuro.

A Inteligência de Mercado e as ações de CRM – Gestão do relacionamento com o cliente, analisam dados e desenvolvem ações direcionadas aos interesses desses públicos e assim as chances de consumo do produto ou serviço são maiores. 

A busca incessante pela inovação está entre as principais características do setor de tecnologia e empreendedorismo.

Por isso, o empreendedor precisa ter flexibilidade, estar aberto às mudanças.

O papel de quem trabalha com tecnologia é procurar pela solução mais viável para equacionar os problemas. 

A implementação da automação é o melhor exemplo de como a tecnologia pode aprimorar o trabalho das pessoas.

A adoção desses serviços ajuda a redirecionar os talentos profissionais para atividades estratégicas, otimiza a gestão de cronogramas, potencializa as entregas das linhas de produção e a distribuição ao cliente.

FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES

Portanto aliar tecnologia às ações já desempenhados pelo empreendedor, ajudam na fidelização dos clientes.

Pois, cada vez mais as pessoas buscam produtos e serviços inovadores, que as tragam para experiências de consumo proveitosas. 

A inovação não precisa ser exatamente tecnológica, pode estar ligada a outro tipo de recursos e a outros modelos de inovação.

Veja mais no nosso e-book sobre Empreendedorismo e Negócios Inovadores.

Lembre-se ainda: Empreender não é somente o ato ou ação de criar e gerir um negócio.

É também a atitude proativa do indivíduo em trazer soluções inovadoras para a sociedade através da oferta de produtos, serviços e modelos de negócios que agreguem valor ao dia a dia das pessoas e empresas. 

Nós da FSB Finance temos como objetivo, orientar os gestores das empresas sobre como a inovação pode contribuir para a competitividade e a sobrevivência no atual e concorrido mercado global. 

Se você deseja empreender e realizar o sonho de ter o seu próprio negócio ou se você já é um empreendedor, gestor ou líder empresarial que busca inovação, novas ferramentas e novos conhecimentos, temos aqui uma ótima notícia para você!

Nossos especialistas prepararam um curso sobre Empreendedorismo e Negócios Inovadores que irá lhe ajudar muito em sua Jornada Empreendedora. Clique aqui e acesse essa oportunidade.

empreendedor

Leia também:

Deixe um comentário

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Follow by Email
YouTube
YouTube
Instagram