VENDA: A HORA DA VERDADE PARA AS EMPRESAS.

Já lhe disseram que uma empresa sem venda é uma empresa vazia? Ou seja, que não se movimenta?

As explicações para essa pergunta estão na essência do que se desencadeia dentro de uma empresa ao se realizar uma “simples” venda. 

Quando se vende algo é necessário que se tenha já preparado: Um produto ou serviço e todas as características ou atributos que os representam, no caso do produto – características físicas, funções e uso, embalagem, marca e além disso, as estratégias de preço, divulgação e distribuição!

CONTINUANDO A VENDA

Continuando essa venda é necessário que se atinja o cliente de forma correta, como preços que lhe agradem e de que se tenha analisado bem o perfil desse consumidor por meios de ações de marketing, para que ele se interesse pelo que você está oferecendo. 

Também, nessa mesma venda, é preciso que se tenha alguém ou alguma plataforma para que o produto ou serviço chegue ao cliente e aqui entra um dos grandes diferenciais dos varejistas de sucesso atualmente.

O produto ou serviço estão em mais de uma forma à disposição de que irá consumi-lo. Isso é o que chamamos de OMNICHANNEL ou MULTICANAIS – ambientes que congregam os espaços físicos (lojas ou pontos de vendas, venda direta ao consumidor entre outros) e os espaços digitais (plataformas de comércio eletrônico, marketplaces, vendas por redes sociais e mídias digitais). 

Agora, vamos dar um enfoque aqui nas lojas. Que hoje são muito questionadas pelo fato da digitalização dos negócios e disponibilidade maior dos clientes em comprar online, mas que são ainda muito bem aceitas pelo mercado pois hoje em dia, loja não é mais só loja.

EXPERIÊNCIA DO CLIENTE

É local de experiência positiva de consumo, local de encontros e de contato físico com o produto, com os serviços agregados e com o ambiente que marca quer nos mostrar.

Já viram como é uma loja da Apple na 5ª Avenida em Nova Iorque?

Desde o exterior da loja a experiência de consumo se inicia: jardins bem decorados, a escada parece de um castelo moderno!

As mesas onde ficam expostos os produtos tem design e são bem espaçadas para circulação das pessoas; o ambiente é claro, arejado e com paisagismos agradável.

Permite-se utilizar os produtos e testar por quanto tempo quiser sem que o vendedor lhe incomode.

A loja fornece wifi grátis para todos e o processo de aquisição é bem simples – você escolhe o que quer, chama o vendedor, ele tem uma máquina de cartão portátil, embala seu produto em poucos segundos e você deixa a loja satisfeito com sua experiência positiva de consumo. 

Além de todo esse destaque para o processo de Experiência do Cliente no ponto de venda, ao se realizar uma venda diversos outros setores da empresa se mobilizam.

Financeiro que realiza o faturamento, cobrança e controles, Compras ou Logística que controlam o estoque, Marketing que junto com o Comercial registram os dados do cliente no sistema CRM e aqui está também uma nova realidade nas empresas.

INTELIGÊNCIA DO NEGÓCIO

Como tratar esses dados de forma inteligente através das técnicas de Business Intelligence? Leia mais sobre isso no artigo abaixo:

Assim sendo, o processo de venda é a hora da verdade de uma empresa!

É o sangue que circula e abastece o coração dessa empresa. Portanto, você tem valorizado esse momento?

Tem direcionado esforços na gestão bem-sucedida de sua área comercial. Pense melhor nesse assunto e desenvolva novas competências em sua equipe, com o passar do tempo os resultados irão melhor significativamente!

Sabia que a FSB Finance, tem o serviço de Consultoria Empresarial? Se está precisando de um apoio nosso na melhoria de suas vendas, faça contato conosco! 

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