Olá! Tudo bem? Final do ano chegando e junto aquele alívio no caixa que o 13º salário proporciona.
A grana extra do 13º salário, se utilizada da maneira correta pode ajudar a resolver aqueles problemas financeiros, que vira e mexe, a gente acaba entrando.
Infelizmente, muitos acabam utilizando esse dinheiro com coisas desnecessárias e desperdiçam a oportunidade de dar uma ajeitada nas finanças pessoais.
Portanto, a FSB Finance relacionou neste artigo, 3 dicas legais para a utilização deste dinheiro.
1 – PAGUE SUAS DÍVIDAS
A primeira dica para utilização do seu 13º salário é pagar ou amortizar uma dívida.
Normalmente as dívidas tem juros altos e a melhor forma de diminuir os gastos é eliminar as dívidas.
Se você tem mais de uma dívida, priorize pagar a que tem juros maiores.
2 – RESERVE DINHEIRO PARA AS DESPESAS EXTRAS DO INÍCIO DO ANO
Ano novo é legal, mas junto com ele vem aquelas despesas pontuais como, por exemplo, IPTU, IPVA, material escolar e até mesmo uma viagem.
Faça as contas e reserve o necessário para pagar essas despesas. De preferência à vista. Normalmente são dados bons descontos para pagamentos à vista.
Portanto, essa é uma ótima maneira de começar o ano com as finanças organizadas.
E por falar em finanças organizadas, se você não tem o costume de controlar as suas finanças, a FSB Finance preparou uma planilha de controle financeiro, super prática e fácil, para que você organize suas finanças e entenda de forma simples para onde seu dinheiro está indo.
Clique aqui e conheça a planilha agora.
3 – INVISTA O 13º SALÁRIO EM PREVIDÊNCIA PRIVADA PGBL
Se você está no seleto grupo que não tem dívidas e tem os recursos necessários para pagar as despesas do início do ano, parabéns!
Essa é uma ótima oportunidade de aproveitar os benefícios fiscais e sucessórios de um bom plano de previdência privada no modelo PGBL.
Caso você faça sua declaração de Imposto de Renda pelo modelo completo, aplicando em PGBL você terá a opção de deduzir o valor aplicado da sua base de receita tributável e receber uma boa restituição (limitado a 12% da sua renda anual).
Mas, se você não sabe como funcionam os modelos de previdência privada PGBL e VGBL, não se preocupe.
Leia o artigo abaixo:
Bom, se você se interessou por este artigo e chegou até o final, significa que você está realmente interessado em melhorar sua vida financeira e sair da corrida dos ratos.
Siga-nos no Instagram @fsb_finance e acompanhe nossos conteúdos especializados em finanças e negócios.
Leia também: