10 LIÇÕES QUE A SÉRIE ROUND 6 ENSINA SOBRE FINANÇAS E NEGÓCIOS

A Netflix acertou em cheio com a série Round 6. O drama coreano tem dado o que falar.

Atenção! Este texto contém spoilers!

Round 6 mostra um grupo de pessoas, que contraíram enormes dívidas, disputando uma série de jogos mortais para ganhar prêmios em dinheiro.

A série gira em torno do personagem principal Seong Gi-Hun, um sul-coreano, extremamente endividado e que está sempre envolvido em confusões e jogos, e vive às custas da mãe.

Em busca de soluções para sua situação financeira, ele recorre à empréstimos com agiotas, mas acaba não conseguindo pagar de volta os valores. A partir daí, os credores decidem atentar contra sua vida.

Neste contexto, Seong Gi-Hun é convidado a participar do jogo mortal. Sem enxergar muitas saídas para a sua situação, ele aceita.

Apesar de a maior parte da série focar no jogo, é possível tirar diferentes lições de negócios e finanças que podem ser aplicadas no mundo real.

1 – CUIDADO COM AS DÍVIDAS

Contrair dívidas demais e desnecessárias pode te levar a ter muitos problemas.

A maioria dos personagens possuía problemas com dinheiro.

Seong Gi-Hun ficou endividado a ponto de ter que recorrer a agiotas.

Geralmente esse é o fim da linha para os endividados.

Mas não significa que toda dívida é ruim.

Nos negócios é muito comum financiar projetos através de dívidas. Se o retorno esperado for maior que o custo da dívida, não há problemas.

2 – CUIDADO COM A ALAVANCAGEM

A alavancagem financeira é muito comum para financiamento de projetos como citamos anteriormente.

Mas no caso de Sang-Woo, amigo de infância de Gi-Hun, a situação era ainda mais grave: ele utilizou as posses de sua família como garantia nos empréstimos para operações perigosas no mercado futuro.

Isso pode lhe levar à ruína e te deixar com dívidas impagáveis.

Muito cuidado com alavancagem.

3 – JOGOS DE APOSTAS SÃO VICIANTES E PERIGOSOS

Seong Gi-Hun era viciado em jogos. Principalmente corridas de cavalos.

Jogos que valem dinheiro são muito perigosos pois a sensação de vitória mexe com o ego e nas derrotas, a percepção de que é possível recuperar o valor perdido aumenta.

As pessoas sempre tem a ideia de que podem resolver sua situação financeira com uma só tacada.

Mas a verdade é que não existe essa “bala de prata”.

O único lugar em que “sucesso” vem antes de “trabalho” é no dicionário.

4 – POUPE DINHEIRO

Infelizmente contratempos acontecem em nossas vidas e nessas horas é sempre bom ter dinheiro guardado.

Em Round 6, Seong Gi-Hun depende de sua mãe. Divorciado e cheio de dívidas, ele não consegue cuidar de sua filha e nem mesmo dar um presente de aniversário.

Em determinado momento da séria, sua mãe fica doente e ele se vê obrigado a voltar para o jogo para tentar ganhar dinheiro para o tratamento.

No final, foi em vão!

Portanto, é de suma importância que você saiba organizar suas finanças de forma a poder poupar um pouco pensando nos contratempos e em sua aposentadoria.

5 – TRABALHE COM INTELIGÊNCIA E PLANEJAMENTO

O primeiro jogo de Round 6, em que os participantes jogam Batatinha Frita 1-2-3 (mortal), ensina a importância de trabalhar com inteligência e planejamento.

Nem sempre é preciso mover-se rápido e sim mover-se com inteligência. Assim quando situações difíceis, pare, pense, reavalie, planeje e mova-se de acordo com as regras e o planejado.

Fazer rápido nem sempre é o melhor caminho. Afinal de contas, todos têm um ritmo diferente para alcançar os objetivos. Assim, poupe suas energias, analise as situações e trabalhe com inteligência e planejamento.

6 – PENSE FORA DA CAIXA

No segundo jogo de Round 6 é preciso destacar uma figura de dentro de uma bolacha.

O acessório fornecido foi uma agulha.

A maioria dos jogadores ficou preso a esta opção, mas Seong Gi-Hun percebeu que se ele deixasse a bolacha úmida, seria mais fácil destacar a figura.

Ou seja, pense fora da caixa. Pense sempre em alternativas. Sempre pode haver uma melhor forma de cumprir o objetivo.

7 – TER ESTRATÉGIA E UMA BOA EQUIPE É FUNDAMENTAL

Um dos jogos mais interessantes de Round 6 foi o cabo de guerra. Neste 4º desafia os competidores tiveram que formar uma equipe de dez pessoas mas sem saber qual era o desafio.

Quando perceberam que a equipe era mais fraca fisicamente por ter mulheres e um velho, ficaram decepcionados e pensaram que perderiam fácil.

Porém, o velho se lembrou que praticava cabo de guerra em sua infância e ensinou uma técnica para desestabilizar os adversários.

Ter uma boa estratégia e uma equipe comprometida, vai fazer toda a diferença no seu negócio.

8 – SER O ÚLTIMO NEM SEMPRE É RUIM

No 5º jogo, os competidores precisavam escolher uma numeração de 1 a 16 sem saber qual seria o desafio.

Seong Gi-Hun acabou demorando para se decidir e ficou com o número 16.

Ele achou que estaria mal posicionado. Porém o desafio era atravessar uma ponte de vidro em que metade quebraria ao se pisar.

À medida que os primeiros participantes foram caindo, o caminho foi ficando aberto para Seong Gi-Hun até que ele pudesse chegar até o final sem se arriscar.

Ou seja, em determinados caminhos, ser o último pode ser vantajoso.

9 – NÃO SE APRESSE

A maioria dos competidores em Round 6 estavam com pressa para terminar todas os desafios e pagaram um preço alto por isso.

Vivemos em um mundo que a maioria das pessoas estão apressadas.

A rotina de muitos se tornou como uma série de tarefas e estão continuamente com pressa para acabar esses afazeres.

É importante cumprir com nossos deveres, mas não perca de vista as coisas mais importantes da sua vida.

Ter tempo para curtir a família e amigos é muito importante para recarregar as baterias e manter-se motivado.

10 – O BOCA-A-BOCA AINDA É O MELHOR MARKETING

Round 6 praticamente não foi divulgado pelos seus produtores.

Ganhou evidencia basicamente pelo bom e velho marketing boca-a-boca.

Praticamente todo mundo ouviu falar do Round 6 através amigos ou conhecidos.

Sem contar as inúmeras publicações e memes nas redes sociais. Fazendo todos assistirem por curiosidade ou para entender alguma piada contada.

A lição aprendida é que se você tem um produto de qualidade, que surpreende os clientes, nenhuma campanha publicitária paga será mais eficiente do que o velho boca-a-boca.

Leia também:

Deixe um comentário

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Follow by Email
YouTube
YouTube
Instagram